MINHA FORMAÇÃO
Considero que minha formação mais significativa se deu na prática: nos meus trabalhos, nas trocas com as pessoas da área e nas minhas pesquisas e observações. Mas sou graduado em comunicação social pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona, onde desenvolvi uma pesquisa sobre os cursos acadêmicos em gestão cultural nos países da América do Sul.
COM QUEM JÁ TRABALHEI NA ÁREA CULTURAL?
Já realizei consultorias e atividades de formação para instituições, projetos e artistas como MIS - Museu da Imagem e do Som, Instituto Brincante, Secretaria de Cultura de Santo André, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Museu da Energia, Goethe-Institut São Paulo, Fundação Bienal, Circo Zanni, Antonio Nóbrega, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Museu de Arte Sacra de MT, Museu da Diversidade Sexual, Festival Cordas na Mantiqueira, Biblioteca Mário de Andrade, SISEM SP - Sistema Estadual de Museus, SENAC, IPHAN, Instituto Tomie Ohtake, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, SESC, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Secretaria Municipal de Cultura de Registro e Rosenbaum.
MINHA TRAJETÓRIA
Iniciei minha atuação profissional na área cultural em 1997, quando fui convidado a integrar a equipe do festival de cinema Mix Brasil, onde atuei naquele ano como curador e co-produtor, e no ano seguinte, como diretor de programação. Na sequência, fui consultor associado da Pensarte (consultoria para empresas patrocinadoras de cultura), onde, entre outras atividades, fui um dos consultores da Telesp Celular no desenvolvimento e implementação do Instituto Brasil Digital. Depois, gerente de comunicação e marketing da Brant Associados, consultoria para negócios culturais sustentáveis (2005). E sub-editor e jornalista cultural do primeiro veículo online no Brasil sobre o setor cultural (2005 a 2006).
Em 2008, passei a trabalhar de modo autônomo e independente. Nesse ano, abri a Projecta, uma empresa especializada em consultorias e formação na área de gestão cultural, que encerrei em 2018, quando passei a trabalhar como uma marca pessoal.
Além dos trabalhos que desenvolvi para instituições, projetos e artistas (veja alguns abaixo), eu realizei e ministrei dezenas de cursos livres, de modo independente.
ALGUNS TRABALHOS QUE EU DESTACO NESSA TRAJETÓRIA (de frente pra trás)
ANOS 2020
Acessa BH - Festival de Artes Acessível
Realização do curso “Diversidade em espaços culturais: como implementar práticas mais inclusivas” (2023).
CELACC USP – Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP
Orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais (2020).
Fundação Bienal
Palestra “Pessoas LGBTQIA+, gênero e inclusão”, para a equipe interna (2023).
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Facilitador do eixo “Direito às artes e linguagens digitais” na 4ª Conferência Municipal de Cultura de São José dos Campos (2023).
Instituto Tomie Ohtake
Conversa sobre produção e gestão culturais com participantes do programa Trânsitos, de formação em lideranças de cultura nas periferias (2023)
MIS – Museu da Imagem e do Som
Palestra “Cultura e públicos no pós-pandemia”, para gestores públicos (2023).
Museu da Diversidade Sexual
Palestra “Como acolher e garantir o bem-estar do público LGBTQIAP+ nos espaços de cultura e lazer?” (2023)
Realização do curso intensivo “Gestão Cultural LGBTQIA+” (2023).
Museu da Energia
Formação para a equipe em comunicação e atendimento inclusivos (2023).
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Oficina “Públicos minorizados e as experiências em espaços culturais”, para o 4º Seminário Museus em Diálogos e Conexões (2022).
Secretaria de Cultura de Santo André
Curso “Comunicação e atendimento inclusivos em espaços culturais e de lazer” (2023).
Estudo para a implementação do Núcleo de formação em políticas e gestão cultural (2021).
Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Registro
Encontros de capacitação para desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura (2020).
SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus)
Oficina “Comunicação institucional para museus: desafios e possibilidades”, para equipes de museus do estado de SP (2023).
Oficina “Museus e públicos: pistas para conexões e aproximações” (2023).
ANOS 2010
Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Integrante de um grupo de estudos com cinco especialistas sobre a sustentabilidade da área de dança na cidade de São Paulo, como parte de um projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança (2011).
Biblioteca Mário de Andrade
Ciclo de palestras sobre gestão cultural (2018).
Desenvolvimento e realização de sete edições de um curso intensivo de gestão cultural (2018 a 2019).
CELACC USP – Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP
Palestra "O cenário atual da cultura no Brasil: desafios e possibilidades", para a pós-graduação Gestão de Projetos Culturais (2019).
Palestra "Diversidade e inclusão: entre o discurso e a prática”, para a pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais (2019).
CRD - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Estudo de 10 meses para identificação dos perfis de públicos frequentadores e suas percepções e expectativas em relação ao espaço (2018).
Encontros Captação de Recursos para Projetos Culturais (Salvador)
Desenvolvido para o programa Qualicultura, do Sebrae e Secretaria de Cultura (2012).
Encontros de Gestão Cultural
Idealização e realização de um ciclo anual de encontros para debater desafios da gestão cultural, com a participação de diversas pessoas convidadas. Parceria com o Goethe-Institut São Paulo e a Livraria da Vila (2011 a 2013).
Encuentro LatinoAmericano para La Gestíon de La Danza (Chile)
Debatedor na mesa Articulacíon, movilidad y sustentabilidad: escenarios y desafios de la gestíon cultural en la regíon e realização da palestra Herramientas de gestíon para la movilidad y sustentabilidad del sector de la danza. Realizado pela Red Sudamericana de Danza (2011).
FIDCU - Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay (Montevidéu)
Ministrante do curso Sustentabilidad Para La Danza, em parceria com o Centro de Cultura da Espanha (2012).
Fundação Cultural de Mato Grosso do Sul
Escutas para a construção do Plano Setorial da Dança do Mato Grosso do Sul (2015).
Fundação Cultural do Estado da Bahia
Co-realização e coordenação metodológica do projeto Zona Pirata, de formação em estratégias de comunicação para ações culturais, realizado em Salvador (2013).
Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Elaboração e coordenação das dinâmicas do Encontros Formativos – Cooperação e Gestão, para gestores culturais públicos (2011).
Instituto Brincante
Consultoria de um ano no planejamento da gestão, comunicação e captação de recursos do instituto referência em cultura popular brasileira (2013/2014).
IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
Formação em elaboração e financiamento de projetos culturais para integrantes de comunidades tradicionais de Jongo no estado de SP (2016).
Lá em Casa – Seminário Gestão, Criação e Curadoria em Casa
Participação na mesa Criador, Gestor, Curador, em projeto do Iberescena com o Acervo Mariposa (2012).
Ministério da Cultura
Membro da comissão do edital Apoio à Formação de Profissionais e Empreendedores Criativo, da Secretaria de Economia Criativa (2013).
MIS – Museu da Imagem e do Som
Atividades de formação para gestores culturais públicos nos Encontros Regionais Pontos MIS, realizados em seis cidades no estado de SP (2014).
Palco de Papel
Consultoria no desenvolvimento de posicionamento institucional e ações de comunicação para a empresa de produção cultural (2014).
Secretaria de Cultura de Santo André
Encontros com a equipe para alinhamento de conceitos de gestão e política culturais (2017).
Encontros com a equipe para potencializar a articulação de ações entre as diferentes equipes e gerências da secretaria (2018).
SENAC
Ministrante da pós-graduação à distância Gestão Cultural: desenvolvimento e mercado (2014).
Seminário internacional “Conexões para circulação de artistas, gestores e ideias”
Participação na mesa Conexões latino-americanas em gestão para a mobilidade, em projeto realizado pela Oficina Cultural Oswald de Andrade (2014).
SESC Registro
Formação em políticas culturais e gestão de cultura, para agentes culturais da região (2019).
SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus)
Realização da oficina "O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos", em cinco cidades no interior do estado de SP. Parceria com o SESC (2019).
Universidade Anhembi-Morumbi
Ministrante da pós-graduação Cinema, Vídeo e Fotografia: criação em multimeios (2013).
ANOS 2000
Oxigênio
Idealização e realização de um ciclo de encontros sobre a sustentabilidade da produção de dança contemporânea na cidade de São Paulo (2009), em parceria com a Associação DESABA.
Secretaria Municipal de Cultura de Santo André
Consultoria no planejamento das eleições para o Conselho Municipal de Cultura (2008).
SENAC
Desenvolvimento do curso “Estratégias de captação de recursos para projetos culturais”, para integrar o catálogo de cursos da instituição (2009).